terça-feira, 7 de junho de 2011

Cuidados com os pés no tempo frio

Uso constante de sapatos fechados pode causar micoses e frieiras

O inverno ainda não chegou, mas o frio sim. Com a mudança da temperatura, a troca de sandálias rasteiras e chinelos por botas, coturnos e sapatos fechados é inevitável. Com o uso destes calçados, algumas mulheres descuidam da saúde dos pés. Triste atitude, porque a falta de cuidados com os pés, principalmente no inverno pode causar micoses, fungos, calos e frieiras.
Cristiane Saad sempre cuidou dos pés, independente da estação do ano. Ela explica que faz as unhas duas vezes por mês e por isso nunca teve problemas.
- Sempre faço assepsia dos meus pés e por isso nunca tive problema com unha encravada, micose ou frieira. De 15 em 15 dias estou na manicure, porque a podóloga sabe cortar a unha corretamente para não machucar, explica Cristiane.
Esquecer dos cuidados com os pés no tempo frio pode ter conseqüências ainda piores em função das características do inverno. Segundo Oneide Barcellos, podóloga do salão Rouge, a transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa no inverno devido ao uso constante de calçados fechados. Em casos extremos, pode haver a necessidade de extração total ou parcial da unha. Apesar disso, prevenir-se de problemas nos pés na estação fria não é tão complicado quanto parece. E os benefícios garantem, além da boa aparência e conforto, a saúde para os pés.
- A pessoa deve ter atenção e secar bem os pés após o banho. Os pés úmidos podem favorecer à proliferação de fungos, bactérias e frieiras. Além disso, o uso de calçados muito fechados faz com que os pés transpirem e o ambiente úmido é ideal para micoses, diz.
Para evitar a micose o ideal é procurar um profissional qualificado para fazer a assepsia dos pés. A podóloga também pode indicar o uso de loções e cremes específicos para o tratamento. Ela deixa algumas dicas para quem não quer ficar com o pé feio neste inverno:
  1. Na hora do banho não esqueça de esfregar os pés (em especial os cantos das unhas) com uma escovinha macia e secá-los bem antes de colocar a meia;
  2. Dê preferência às meias de algodão. Elas são ideais para permitir que o pé respire. Se não for possível usá-las, higienize bem os pés após descalçá-los;
  3. Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Salto muito alto é tão nocivo quanto salto nenhum. Prefira o conforto e quando exagerar num dia, dê descanso aos pés nos dias seguintes;
  4. Em casa, não cutuque as unhas e não corte os cantos delas (prefira o corte quadrado);
  5. Se usar esmalte, dê um descanso para as unhas de pelo menos dois dias na semana;
  6. Hidrate os pés com um creme específico para a região. Nas unhas, passe um óleo de cravo a cada três dias para protegê-las;

Com esses cuidados, indicados pela podóloga Oneide Barcellos, do Salão Rouge, nenhuma mulher terá desculpa para descuidar dos pés durante o inverno.
O Salão Rouge fica no Square Shopping, loja 4, Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. O telefone é: 2645-4048.

Nenhum comentário:

Postar um comentário