sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plástica dos fios: cabelos lisos sem formol

Nova técnica alisa os cabelos sem prejudicar a saúde
Será que tudo é válido pela beleza? Com a moda dos cabelos lisos, as escovas ficaram em alta em todo o mundo. São vários os nomes das técnicas de alisamento que fazem a cabeça das mulheres: progressiva, inteligente, marroquina, entre muitas outras. Os nomes são diferentes, mas na verdade são todas similares e têm a mesma finalidade: alisar os cabelos. Esse objetivo quase sempre é alcançado, mas existe um componente perigoso na maioria das fórmulas dos produtos utilizados para alisamento: o formol. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a utilização deste produto como alisante. O formol é prejudicial à saúde e pode causar alergias, irritação aos olhos, vermelhidão, câncer e até morte por choque anafilático. O produto só pode ser usado em baixa concentração, como conservante em cosméticos para cabelo (a 0,2%) e em esmaltes (a 5%). Nas concentrações permitidas, o produto não causa câncer e não tem cheiro, mas não alisa o cabelo.
Mas as mulheres adeptas dos cabelos lisos não precisam se preocupar porque existem alternativas que, além de alisar, também hidratam os cabelos. Pablo Soares é cabeleireiro do salão Rouge, em Cabo Frio, e não faz escovas alisantes à base de formol. Segundo ele, uma ótima opção é a plástica dos fios, que não contém formol e por isso se tornou a grande sensação do mercado de beleza.
- A diferença é que o formol faz um encapsulamento total dos fios que impede que outros produtos, nem mesmo uma hidratação, penetrem no cabelo. Por isso, quando termina o efeito da escova com formol, o cabelo apresenta aparência mais desgastada do que estava antes. A plástica dos fios tem ação diferente: o encapsulamento é feito como uma peneira, o que permite que o cabelo possa ser hidratado durante o tempo em que estiver sob o efeito da plástica.
A plástica dos fios é o grande destaque do mercado da beleza porque não agride a saúde da cliente nem a do profissional que trabalha com o produto.
- Este tratamento não causa irritação nenhuma e é ótimo para trabalhar. As outras escovas causavam ardência nos olhos de todas as clientes que estavam no salão no momento em que o produto era utilizado. Hoje não usamos mais estas escovas. Preferi trabalhar com outro tipo de produto que não oferecesse dano algum para a saúde das minhas clientes, explica Eliane Amaral, proprietária do Rouge.
A ação da plástica dos fios tem duração de aproximadamente dois meses, mas é importante que haja uma manutenção com produtos indicados ao tratamento. Outra vantagem da plástica dos fios é a aplicação rápida e prática.
- Em menos de duas horas a cliente tem o cabelo escovado e liso. O interessante é poder fazer uma aplicação mais rápida do que os procedimentos já conhecidos. E o melhor é que não há a necessidade de esperar alguns dias para lavar ou prender os cabelos, diz Pablo.
As mulheres adeptas dos tratamentos para alisar os cabelos devem ficar atentas à qualidade dos produtos utilizados pelo cabeleireiro. Quem não quiser correr o risco de usar produtos ilegais deve verificar se o rótulo do produto possui o selo da Anvisa. Outra medida que reduz este risco é pedir que o cabeleireiro prepare o produto diante da cliente.
- Fazemos as misturas na frente da própria cliente, tanto hidratação, quanto tinturas ou alisamentos. Além disso, ela pode levar para casa a caixa do produto que foi utilizado no cabelo dela. Esse é um direito da consumidora, esclarece Eliane.
Outra dúvida das consumidoras é quanto à variedade de escovas que existem no mercado. Os tratamentos recebem nomes e cheiros diferentes e deixam as clientes indecisas. Eliane Amaral esclarece que as escovas são todas iguais, o que muda é a essência utilizada em cada procedimento.
- O componente químico é o mesmo. Alguns cabeleireiros acrescentam a essência e dão nomes de escova de morango, de chocolate, de vinho, entre tantas outras. Aqui no Rouge preferimos trabalhar com transparência e sinceridade com nossos clientes. Por isso explico que as escovas são as mesmas e afirmo que não usamos essas essências.
Hoje a plástica dos fios é a melhor alternativa para domar os cabelos rebeldes. Além de não oferecer danos à saúde, não pesar no bolso das mulheres.
- O custo é o mesmo das outras escovas alisantes. O preço varia de acordo com o tamanho dos cabelos. A grande vantagem é que a cliente ganha na qualidade do tratamento e também na saúde, explica Pablo.
 O Rouge está situado no Square Shopping, no Centro de Cabo Frio. O telefone  é: (22) 2645-4048.

Nenhum comentário:

Postar um comentário